Palestrantes

Artur Ávila


Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1997) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2001). Atualmente é pesquisador da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e pesquisador

Maarit Rossi


Professora de matemática da Finlândia, consciente de que os alunos achavam que as matemáticas convencionais ensinavam sem inspiração, ela desenvolveu uma nova abordagem. Depois de testá-la em escolas de todo o país, ela se tornou co-autora de 9 livros de matemática para o currículo finlandês. Ficou entre as 10 finalistas do prêmio Global Teacher Prize em 2016, prêmio mais conceituado da prática educacional no mundo.

Sue Pope


Sue trabalhou em educação matemática há mais de 25 anos. Entre 2007 e 2011, foi a líder nacional em currículo de matemática, qualificações e desenvolvimento de avaliação 5-19, na Autoridade de Qualificações e Currículo (posterior Agência de Desenvolvimento), onde ela teve um interesse particular na educação STEM.

Ela trabalhou em estreita colaboração com as escolas primárias, iniciando estratégias para permitir abordagens de transição primária e secundária e abordagens cruzadas para avaliação. Ela trabalhou na construção de currículos de Matemática em vários países. Mais importante ainda, ela é a especialista do Curriculum Foundation que revisou e reportou sobre os rascunhos do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Matemática do Brasil.

João Bosco P. F. de Carvalho


Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1962), mestrado em Matemática - University of Chicago (1964) e doutorado em Matemática - University of Chicago (1967). Recebeu o título de Professor Emérito pela PUC-Rio, em 2008. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática.

Kátia Cristina Stocco Smole


É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, na área de ensino de ciências e Matemática, possui mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo na área de didática, especialização e aperfeiçoamento em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, graduação em Bacharelado e licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema.

Yuan Jin Yun


Possui graduação em Matemática, Nanjing Institute of Technology (1982) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1993). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do Paraná. editor associado da Applied Mathematics and Computation, editor da Computational and Applied Mathematics.

Ulício Pinto Junior


Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Coordenador de Matemática e suas tecnologias da Escola SESC de Ensino Médio.

Charles Soares Pimentel


PProfessor de Matemática da Escola SESC de Ensino Médio, É Mestrando em Informática na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Possui Pós Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Graduado em Matemática pela UNISUAM-RJ.